Influenciadores

Pelotenses encontram nas redes sociais uma forma de fomentar o turismo local

Como passatempo ou de forma profissional, compartilhar experiências tem incentivado visitas à região

Foto: Carlos Queiroz - DP - Eliseu Padilha utiliza o drone para captar imagens aéreas de pontos turísticos

Pelotas é conhecida, principalmente, por seus tradicionais doces. Mas um movimento, tanto de moradores locais quanto do Executivo, vem tentando acrescentar e divulgar outras possibilidades de turismo na região.

Ao morar em um determinado local, os nossos olhos se acostumam com as paisagens e é bastante comum que não haja valorização das belezas que nos cercam. Além disso, em municípios como Pelotas, onde há uma área rural extensa, muitas vezes alguns lugares são desconhecidos até mesmo para quem reside. Há pouco mais de dois anos, porém, um morador começou a explorar a cidade sob outra perspectiva.

Eliseu Ávila é Policial Civil e durante suas folgas resolveu buscar por atividades que diminuíssem o estresse causado pelo trabalho. Como sempre gostou de viajar e conhecer novos lugares, ao conversar com amigos surgiu a ideia de adquirir um drone para realizar filmagens dos locais em que visitava. Junto a isso, aflorou outra paixão: passear de fuca. Aos poucos, Ávila começou a desbravar o interior de Pelotas e de municípios vizinhos.

Foi assim que surgiu a sua conta no Instagram, chamada @dronedefusca. Através do perfil ele compartilha vídeos de alguns locais já bastante conhecidos, como o Laranjal e a Colônia Z3, proporcionando uma nova visão desses espaços. Também divulga paisagens que para muitos ainda são desconhecidas.

"Foi aí que eu comecei a realmente conhecer Pelotas. Aqui temos as charqueadas, estamos cheios de cascatas, cachoeiras e coisas bonitas, mas as pessoas não conhecem esses locais", relata Ávila.

Ele se dedicou a aprender a manusear o drone assistindo vídeos na Internet e trocando informações com outros usuários. Hoje, pra onde ele vai, o equipamento vai junto.

Segundo o policial, esse projeto serve como uma "terapia", já que atua em uma profissão que provoca estresse e tensão. Ele ainda comenta que faz a divulgação das imagens apenas por hobby e pelo desejo de fomentar o turismo local. "Tem muita gente que me chama e pergunta onde ficam os lugares, eu explico como chegar, gosto de ajudar sem pretensão nenhuma", destaca.


Oportunidade profissional
Assim como para Eliseu Padilha, conhecer novos lugares é um dos maiores prazeres de Muriel Aldrighi. Mas, de maneira despretensiosa, o que era um passatempo virou o seu principal trabalho.

Tudo começou quando ela e o marido retornaram ao Brasil após um tempo morando em países da Europa. "A gente percebeu que havia uma desvalorização muito grande por quem era daqui e também uma falta de incentivo ao turismo rural, e esse incômodo fez com que a gerasse o desejo de fazer algo para mudar isso", conta.

Em meio à pandemia ela resolveu criar um Instagram para compartilhar com amigos e conhecidos alguns "refúgios" na região. "Em abril de 2021 criei o perfil @trendingplacespelotas coloquei nove lugares que eu havia conhecido e o pessoal começou a seguir, compartilhar, fazer perguntas", explica Muriel.

Com o passar do tempo, o perfil foi tomando grandes proporções e surgiram convites para colaborações. Hoje, o TPPelotas é uma das principais contas voltadas para turismo no município. Lá, Muriel compartilha as suas experiências em hospedagens, restaurantes e visitas a pontos turísticos.

A demanda de tempo para produzir conteúdo, que vai da negociação com parceiros, até filmagem e edição, fizeram com que ela precisasse escolher ao que se dedicar. Neste caso, deixou de dar aulas de inglês para focar no crescimento do projeto e se diz realizada.

"Eu gosto de conhecer a história dos lugares onde eu vou e das pessoas que estão por trás", relata. Ainda, finaliza com uma reflexão, "o valor que tu gastaria para ir até a Serra é com certeza superior, sendo que pode ter uma experiência muito boa aqui também, aproveitar um final de semana e ir em algo mais pertinho vale muito a pena".

Iniciativa do Executivo
Durante a 29ª Fenadoce, a Prefeitura lançou o roteiro turístico Doces Caminhos Rurais, com mais de 70 opções de locais, entre parques, pousadas, restaurantes e outros estabelecimentos localizados no interior.

O projeto conta com quatro rotas, que foram denominadas como Caminho do Sol, Caminho das Águas, Caminho das Memórias e Caminho dos Imigrantes. Cada uma apresenta atividades específicas para oferecer o passeio para cada tipo de turista, oferecendo opções para quem deseja se aventurar em meio às belezas naturais e também para quem quer conhecer mais do patrimônio histórico.

As atrações podem ser conferidas no site docescaminhosrurais.com.br.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fim de cobertura de seguro gera preocupação entre alunos da UFPel Anterior

Fim de cobertura de seguro gera preocupação entre alunos da UFPel

São João, uma celebração de muitas possibilidades Próximo

São João, uma celebração de muitas possibilidades

Deixe seu comentário